No início de abril de 2022, o ministro e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Edson Fachin realizou uma sessão plenária para falar sobre a versão atualizada do chatbot do Tribunal. Nomeado de “Tira-Dúvidas do TSE”, o bot já está funcionando pelo WhatsApp e concede aos eleitores a interação com a Corte para obtenção de respostas para as dúvidas sobre as eleições.

A assistente virtual envia mensagens para os usuários cadastrados para entender melhor sobre alguns assuntos, entre eles as fake news que geralmente são espalhadas nesse período. De acordo com Fachin, “com as novas funcionalidades, o assistente virtual, além de ser um aliado fundamental no combate à desinformação, passa a ser uma ferramenta de aproximação entre a Justiça Eleitoral e as cidadãs e os cidadãos”.

Veja também: Marco Regulatório para Inteligência Artificial brasileiro pode ser estruturado

A iniciativa, segundo o ministro, é aumentar a quantidade de indivíduos cadastrados para que possam receber as informações sobre fake news e sobre os serviços cedidos pela Justiça Eleitoral. “Assim, além de importante avanço no enfrentamento da desinformação, essa parceria com o WhatsApp facilitará o acesso aos servidores da Justiça Eleitoral”, destaca.

Para iniciar a comunicação com o chatbot é necessário apenas apontar a câmera do celular para o QR code disponível no site do Tribunal Superior Eleitoral ou ainda salvar na lista de contatos o número +55 61 9637-1078. Através do link wa.me/556196371078 também é possível dar continuidade no processo. Após essa etapa já é possível iniciar um bate-papo com a assistente virtual.

Fonte: TSE