A chamada advocacia do futuro já acontece, visto que as novas tecnologias já vêm sendo utilizadas pelos operadores de direito, seja através de softwares que agem nas atividades diárias ou inovações que facilitam a análise de dados e que melhoram processos. 

Com a chegada do ano de 2020, que trouxe mudanças significativas para a sociedade, o operador de direito viu a criação de novas formas de trabalho. As mudanças trouxeram os chamados escritórios virtuais, com a prática do home office ou anywhere office, e as audiências passaram a acontecer de forma virtual, assim como o contato com os clientes e a assinatura de documentos legais. 

Além desses pontos que passaram a ser primordiais para a continuação do trabalho, outras grandes inovações foram criadas e foram desenvolvidas para melhorar a rotina do profissional da área. Hoje os operadores possuem a chance checar as intimações longe do escritório, acompanhar os processos por dispositivos móveis e até mesmo realizar a gestão financeira por softwares.

LEIA TAMBÉM:

Outro ponto importante é o seguimento de tendências como o Legal Design que traz recursos de experiência de usuário e design para os documentos legais e processos jurídicos. Recentemente a Escola Corporativa do STJ incentivou a formação de facilitadores em Resolução Criativa de Desafios e Design Thinking e vê a tendência como uma forma de trazer novas estratégias para os problemas da instituição. 

Vale destacar que as inovações estão sendo utilizadas por dois campos: por advogados que trabalham em escritórios e por departamentos jurídicos. Por isso é importante que o profissional esteja atento às mudanças e conheça as ferramentas.

Além do advogado, que se beneficia com as melhorias que a tecnologia traz a partir de softwares de gestão, serviços na nuvem, aplicativos de gestão de tempo, ferramentas que auxiliam nas escolhas judiciais, o cliente também obtém as melhorias ao ser atendido da melhor forma.

Fonte: Olhar Digital