Modelos de IA auxiliam na aplicação da agenda ESG; entenda

Modelos de IA auxiliam na aplicação da agenda ESG; entenda

A Inteligência Artificial (IA) tem influenciado na tomada de decisões e alterado a forma como as atividades são desempenhadas. Diferentes setores têm aproveitado dessa evolução para integrar as ferramentas nos processos diários das empresas, ou instituições públicas, a fim de obter resultados específicos. Uma dessas aplicações está diretamente relacionada à agenda ESG. Novos modelos de IA estão sendo incluídos para garantir que um dos pontos da tríade (ou todos eles) sejam efetivamente aplicados, sendo eles: ambiental, social ou governança corporativa.   

Quando instaurada como incentivo a práticas ambientais tendem a trazer melhorias efetivas que a longo prazo podem trazer benefícios a todos. 

Inteligência artificial dentro da agenda

A tecnologia tem provado ser uma grande ferramenta para os seres humanos. Dessa forma, é possível imaginar como a inovação inteligência artificial traz mudanças efetivas na aplicação. 

Inicialmente, ter uma tecnologia a disposição e utilizá-la dentro do ambiente corporativo é visto como uma ação que dialoga com a governança corporativa. Ainda mais se for incluída para simplificar processos, resolver conflitos e crises internas, ajudar no cumprimento de leis e melhorar o fluxo (principalmente o de caixa).

No entanto, ela também pode ser inserida para assegurar que as metas ambientais sejam seguidas. A IA pode ser utilizada para identificar riscos, diminuir desperdícios e analisar dados meteorológicos, que acabam ajudando a empresa a lidar com os riscos climáticos.

Inteligência Artificial na pesquisa patrimonial

Sustentabilidade

A questão ambiental costuma ser a mais lembrada quando o assunto é ESG. Especialmente por conta do impacto que as grandes empresas tendem a provocar no meio ambiente e nos danos que podem ser causados caso ela não se preocupe com o tema. 

Portanto, quando decidem implementar ações para reciclagem ou reutilização de produtos, ou colocam em prática ações que vão reduzir as emissões de gases poluentes, por exemplo, estão trabalhando diretamente com a questão “E” da sigla. 

Além disso, estarão firmando um compromisso com toda população e colocando a empresa em posição de destaque quando comparado com as demais.

Como funciona a agenda ESG?

É importante que as outras siglas também sejam consideradas. As ações ESG foram instauradas em 2004 com a intenção de incentivar as instituições privadas a alinharem os lucros com outras preocupações, como os direitos humanos, as questões ambientais e a inclusão efetiva das leis, por exemplo.

Somente após alguns anos que a ferramenta passou a ser melhor divulgada e efetivamente tratada como uma parâmetro de diferenciação, além de ser um fator considerado por investidores e consumidores. 

Entre os benefícios percebidos com boa instalação das ações podemos citar:

  • redução de riscos;
  • melhora da reputação;
  • redução de gastos e desperdícios;
  • atração de investidores e novos clientes;
  • promove a transparência dos atos.

O Práticas ESG oferece consultorias personalizadas a fim de garantir que as instituições empreguem adequadamente a tríade. Conheça mais sobre a equipe multidisciplinar e os serviços oferecidos acessando o site.

IA e direito

É certo reforçar que a inteligência artificial é uma ferramenta de apoio que pode ser aplicada com facilidade na rotina, basta que seja feita com o acompanhamento de profissionais da área. 

O setor jurídico vem se destacando por aplicar, com certa frequência, a IA em escritórios e tribunais. A depender do seu uso é possível que modificações drásticas nos casos aconteçam e que o tempo do operador de direito ou juiz seja melhor aproveitado com assuntos que merecem mais a sua atenção. 

A Diana é um exemplo de IA voltada para o setor e que traz facilidades e soluções para as principais questões da área. Algumas das funções que desempenha, juntamente com a equipe multidisciplinar, são: análise preditiva do caso, mapa de provas, proposta de acordo ideal e resolução e mediação de conflitos através de chatbots.

Conheça mais sobre a inovação e sobre as consultorias oferecidas acessando o site