Chatbot: a resolução de conflitos com IA na advocacia

Chatbot: a resolução de conflitos com IA na advocacia

Sabemos que durante o processo de compra ou utilização de algum serviço, situações que não estavam planejadas podem ocorrer. A falta de um plano B ou alternativas que poderiam resolver tal situação, a primeira reação do cliente diante disso é a sua insatisfação. Mas hoje, com o avanço da tecnologia e da Inteligência Artificial (IA), principalmente na advocacia, podemos usufruir de maneira generosa a tecnologia a nosso favor. É possível resolver conflitos através de chatbot, como um SAC personalizado e mais detalhado diante da resolução de conflitos.

Como um chatbot pode agir numa resolução de conflitos?

O chatbot é uma ferramenta que tem sido usada em diversos ramos, inclusive em escritórios de advocacia, que também estão  utilizando esse software. Sabemos que a Inteligência Artificial está presente em grandes setores, como aplicativos de transporte, telefonia, cosméticos, viagem, entre outros, e que costumam usar o chatbot como comunicação com diálogos mais humanizados que aproximam o cliente e a empresa. Porém, sabemos que para um escritório de advocacia, o uso da Inteligência Artificial é um canal que possibilita a resolução de processos de maneira mais ágil e assertiva, gerando resultados e satisfação com a entrega para seus clientes.

De maneira breve, podemos observar como um escritório de advocacia pode solucionar através de um chabot uma reclamação recebida por um cliente em determinada empresa. Numa combinação de Machine Learning, Inteligência Artificial, Know-how e tecnologia, o chatbot da DIANA vai atuar como uma assistente virtual que recebe a reclamação de determinada empresa, como por exemplo, uma prestadora de serviços de transporte privado, em que através de uma conversa de mediação do conflito, o chatbot programado com uma linguagem natural e humanizada, personalizado e receptivo de acordo com as demandas recebidas, irá orientar o cliente e entender suas necessidades. A partir dessa resolução, o chatbot propõe um acordo ou não, fazendo a negociação e finalizando o chamado. Finalizando a mediação e resolvendo o conflito, a minuta do acordo será enviada para assinatura. Após o cliente assinar, será enviada novamente para o endereço ou canal informado pelo chatbot. Dessa forma, o chatbot faz todo o trabalho de mediação e repassa os casos para um atendente humano somente se necessário e em casos específicos.

Otimização de tempo e geração de resultados

Fica claro que diante da correria do dia a dia e com um número considerável de demandas recebidas, torna-se inviável a resolução de conflitos de maneira presencial entre uma empresa e um cliente. Por isso, a DIANA, uma Inteligência Artificial jurídica, possui essa solução e outras mais que podem ajudar empresas a solucionar ocorridos inesperados vindos de seus clientes. Os resultados e a satisfação de ver uma solução resolvida, trazem um relacionamento mais próximo entre clientes e prova que a busca pelo atendimento ideal e humanizado, torna-se mais próximo quando colocado em prática através de uma solução como o chatbot, que traz a expertise de um escritório de advocacia, a personalização da linguagem para ser usada de forma única e estudada para cada cliente, com o intuito de estabelecer a fidelidade e coerência diante de uma resolução de conflitos.

Veja mais soluções aqui

Confira também: Análise de Litigiosidade do Consumidor