Inteligência Artificial auxilia com ações trabalhistas

Inteligência Artificial auxilia com ações trabalhistas

O ambiente jurídico tem recebido uma demanda alta quanto às ações trabalhistas principalmente no período da pandemia. Sabemos que para um escritório de advocacia, ou um advogado autônomo, receber numerosos processos e categorizados de maneira manual demanda um tempo que poderia estar sendo empregado para outras funcionalidades na busca por soluções no processo trabalhado.

A Inteligência Artificial atua como parceira na inteligência jurídica de escritórios que fazem a usabilidade em seus processos. O auxílio a previsão de gastos com ações trabalhistas e a otimização do tempo demandado, são um dos pontos principais de atuação da inteligência artificial no jurídico.

O uso da máquina e a expertise de um profissional

Quando falamos em inteligência artificial no jurídico, precisamos lembrar que, em hipótese alguma, os processos farão e tomarão decisões por si, com 100% de aprendizado de máquina sem o uso de humanos nesse processo.

Antes de mais nada, é necessário enfatizar que o uso da inteligência artificial na advocacia demanda a expertise de um escritório com potencial o suficiente de personalizar cada processo de acordo com a demanda do cliente.

As ações trabalhistas sendo diagnosticadas através da inteligência artificial, sofreram antes uma intervenção humana com a análise de advogados que poderão, com sua expertise e domínio sobre a ferramenta, de desenvolver um mecanismo, chamado também de machine learning a ponto de otimizar o tempo e adquirir mais assertividade sobre as análises que serão feitas.

A importância de Lawtechs no ambiente jurídico

A inteligência jurídica vem ganhando espaço no jurídico pelo uso da inteligência artificial nos processos desenvolvidos. O volume considerável de informações sobre processos trabalhistas leva a DIANA, uma inteligência artificial no mercado jurídico, capaz de trabalhar com assertividade e mapeamento nas decisões futuras, sendo capaz de estudar a previsibilidade das decisões que serão tomadas.

A análise preditiva, uma das ferramentas que a DIANA utiliza faz com que a otimização do tempo de um escritório de advocacia seja valorizado e distribuído de maneira equilibrada, em que através da inteligência artificial, DIANA consegue ser o braço direito de um advogado ou escritório de advocacia ao ler processos em pelo menos 5 segundos e fazer análises diagnosticas que levariam meses.

Dessa forma, o advogado que aplica a ferramenta de inteligência artificial em seu dia a dia, consegue ter a tecnologia como sua aliada potencializando o processo e assertividade nas decisões. As ações trabalhistas são sempre numerosas, e com a ajuda da DIANA, esse processo se torna mais leve e mais otimizado.

Para mais informações sobre a inteligência artificial no direito, acesse dianatech.com.br.

Entenda como o ESG e a inteligência artificial somam no direito