A empresa IBM realizou uma pesquisa para entender a aplicação da Inteligência Artificial (IA), que cresceu consideravelmente pelo mundo. No país, cerca de 41% das instituições estão utilizando a ferramenta no dia a dia. 

Intitulado “Global AI Adoption Index 2022“, o estudo trouxe informações sobre o aumento do uso da inovação que aconteceu principalmente depois da percepção das problemáticas causadas pela pandemia. Ao entenderem as dificuldades, as empresas decidem investir em tecnologia ao visualizarem redução de habilidades e talentos.

O Brasil possui os avanços tecnológicos que deram maior possibilidade para obter acesso à ferramenta (56%), o aumento de aplicativos de negócios padrão (48%) e a exigência em diminuir os custos e mecanizar etapas  (39%) como motivos para inclusão da ferramenta. 

LEIA TAMBÉM:

Utilização da Inteligência Artificial no Brasil

41% das instituições usam a IA para atividades comerciais; 34% estão explorando a ferramenta, onde 73% dos especialistas de TI afirmaram que houve aceleração dos investimentos e inclusão da inovação nos últimos dois anos. 

Também foi entendido que 60% das empresas planejam incluir a IA através da inclusão em aplicativos e processos. 

Os usos da IA no Brasil estão relacionados a:

  • 44% conversação;
  • 44% detecção de segurança/ameaças;
  • 30% marketing e vendas;
  • 30% operações de TI (AIOps) para automatizar os principais processos e manter o desempenho dos aplicativos, enquanto tornam a alocação de recursos mais eficiente.

O levantamento ainda destacou o uso da invocação para ações de sustentabilidade no país. Cerca de 66% dos profissionais de TI informaram que as empresas estão usando a Inteligência para melhorar as iniciativas que possuem relacionadas a agenda ESG. 

 

Obstáculos para aplicação da IA

As principais dificuldades para inclusão da inovação são:

  • 29% – preços altos;
  • 20% – complexidade ou dificuldade em integrar e dimensionar projetos de IA;
  • 17% – complexidade de dados;
  • 17% – habilidades de IA limitadas, experiência ou conhecimento.

 

A instituição IBM tem como uma de suas missões ajudar as empresas e pessoas a incluir a ferramenta e entender a importância dela. O BM Research ajuda as empresas com informações e o IBM Consulting mostra mais sobre tecnologia, indústria e design relacionado com as soluções vistas com a IA.

Fonte: Terra

Autor(a): Giovana Pignati