A utilização do Chatbot no meio jurídico

A utilização do Chatbot no meio jurídico

Ter o apoio de tecnologias para a realização das atividades diárias não é algo fora do comum nos dias de hoje. Para o Direito, ter o apoio de inovações tecnológicas é um diferencial que possibilita a execução das atividades de forma mais fluida e rápida. A Inteligência Artificial é um dos exemplos de inovação que vem alterando o meio jurídico, facilitando no monitoramento de Civic tech’s, na proposta de acordo ideal e no solucionamento de problemas a partir do chatbot.

Este último costuma ser o mais visto e compreendido pela sociedade em geral, no entanto, seu uso pode ser direcionado para diversos setores, sendo utilizado para além da comunicação inicial com os clientes.

Atualmente o Supremo Tribunal Federal (STF) – visando melhorar o entendimento das funções e atividades realizadas internamente e pensando em combater as fake news – está realizando uma parceria com a Robbu e o Whatsapp para dar o atendimento e entregar notícias verídicas para a população, como parte do Programa de Combate à Desinformação. A intenção é que o chatbot atue como uma assistente, funcionando com o uso de IA a partir da observação das palavras digitadas.

Maneiras de utilizar a ferramenta

Aos poucos, as ferramentas tecnológicas se tornam mais aceitáveis para os operadores do Direito, apesar de ainda existirem ressalvas de alguns para o uso. O chatbot mostra-se funcional para algumas situações do dia a dia jurídico, algumas deles sendo:

1. Mediação de conflitos

O chatbot é um agente importante para a mediação de conflitos e a resolução dos casos. Isto porque a IA dá ao operador a chance de personalizar o contato e redirecionar o consumidor/cliente para receber a ajuda necessária. Por acontecer de forma automatizada o contato acaba sendo mais eficaz e rápido, melhorando o processo de solucionamento do problema.

2. Primeiro contato com clientes

Assim como feito pelo STF, que utilizou a IA para auxiliar a população e levar informações relevantes, o chatbot na função em que é mais visto dá às pessoas que entram em contato respostas para possíveis dúvidas. Nos referimos então aos primeiros contatos com os clientes, que não possuem um problema ou crise para serem resolvidos, mas podem entrar em contato a fim de receber os serviços ofertados pelo escritório de advocacia, por exemplo.

Benefícios

Ao utilizar tecnologias disruptivas é comum que os operadores percebam uma alteração positiva que acaba afetando o seu trabalho. Entre os benefícios podemos citar:

  • Diminuição de tempo gasto;
  • Redução de custo;
  • Solucionamento eficaz dos casos, com menos probabilidade de erros ou complicações futuras;
  • Boa reputação e comunicação com clientes.

Para conhecer mais sobre os serviços ofertados e aplicar o chatbot de forma coerente na rotina, os profissionais da área do Direito podem contar com a Inteligência Artificial Diana que atua visando transformar a advocacia. Realize agora uma demonstração através do site.