Big Data: a ferramenta que auxilia no segmento jurídico

Big data é um termo que talvez ainda não tenha sido tão percebido no segmento jurídico, mas ele está presente quando o assunto é inteligência artificial. O termo Big Data vem da captura de conteúdo online, com dados armazenados em nuvem, estruturados e não estruturados, em que o processamento de dados possui maior variedade, volume e velocidade gradativos. A DIANA trabalha exatamente assim: pesquisando e examinando processos e documentos com o uso de algoritmos para selecionar informações relevantes, com processamento rápido e eficiente. Com essa ferramenta, os advogados podem executar tarefas jurídicas como o aconselhamento de clientes, redação de resumos legais e negociação.

A administração de dados em escritórios jurídicos

Quando a ferramenta Big Data está presente em um escritório jurídico, temos a qualidade materializada no volume de dados recebidos, já que em certo momento da análise de um processo, a leitura para a organização e visualização das informações pode se tornar desgastante para um profissional, que a faz de forma humana e manual. Essa tecnologia otimiza o tempo gasto por um advogado, tendo a Big Data como captação e auxílio na organização dos dados recebidos em um processo. Quando apresentada essa estrutura, os advogados conseguem apresentar melhores e mais persuasivos argumentos diante do tribunal, trabalhando o aperfeiçoamento de seu discurso.
Além disso, alguns pontos precisam ser destacados quanto a análise de dados na tomada de decisões. São eles:

  • Os escritórios jurídicos com capacidade analítica avançada possuem chances de estar à frente mostrando melhor desempenho em seus processos;
  • Capacidade na tomada de decisões com mais rapidez;
  • Direcionamento melhor sobre como solucionar os processos diante de determinadas situações.

Big Data e Inteligência Artificial: dois aliados para a advocacia e seus clientes

A vantagem da Big Data e a Inteligência Artificial não se resumem apenas para os escritórios jurídicos, mas como melhoria quanto as estratégias robustas para uma experiência com o cliente. Os benefícios são grandes e aqueles que contratam os escritórios de advocacia com esse diferencial saem ganhando na redução dos custos, otimização do tempo e assertividade na análise de um processo.
Em uma análise da probabilidade de ganho, a Big Data e a Inteligência Artificial entram como protagonistas e analisam essa possibilidade através de ferramentas como a DIANA, criando a possibilidade do cliente aceitar o acordo oferecido ou manter o andamento do processo para melhores ganhos. Quando essa análise é feita de forma 100% humana e manual, acaba sendo inviável por conta dos inúmeros casos e processos que um advogado precisa analisar, tendo então horas a mais nessa dedicação. Com a Big Data no escritório jurídico, a automatização se faz presente e a visão para melhores possibilidades se tornam mais próximas.

Em resumo, a Big Data traz uma qualidade no trabalho de um advogado ou escritório de advocacia e, ao mesmo tempo, a confiança e conforto para um cliente quando recebe as estratégias mais certeiras na criação das defesas.