Como a má utilização da IA pode levar a discriminação e o papel do ESG para combate

Como a má utilização da IA pode levar a discriminação e o papel do ESG para combate

A tecnologia é parte importante da sociedade atual, auxiliando os usuários no dia a dia e oferecendo serviços diversos. As criações que tendem a representar ou se assemelhar a ação humana, como a Inteligência Artificial, são estruturadas e programadas por especialistas da área. Nesse processo, é importante que a agenda ESG seja levada em consideração a fim de que a ferramenta não atue de maneira contrária ao que foi pensada.

Reprodução de ações

Apesar dos grandes avanços da humanidade, algumas questões ainda fazem parte da realidade contemporânea. O preconceito e a discriminação a certos grupos, como o racismo contra pessoas negras e a homofobia, infelizmente, acontecem frequentemente. 

Através de falas e ações eles acabam minando e agredindo fisicamente ou psicologicamente as pessoas, impedindo-as de viver normalmente como deveriam por direito.

Pelas IAs serem configuradas principalmente por homens brancos, o machismo, homofobia e racismo podem estar presentes. Um exemplo corriqueiro está no reconhecimento facial que é utilizado para segurança de estabelecimentos e para identificação de pessoas. 

Quando mal estruturados, eles podem contribuir para atos racistas conforme comprova o estudo da ​​Rede de Observatório da Segurança ao perceber que 90,5% das prisões realizadas com a ajuda do reconhecimento facial levaram as pessoas negras como suspeitas dos casos.

É papel dos operadores de direito, profissionais de TI e grandes representantes da tecnologia do Brasil assegurar que casos semelhantes não sejam vistos com a frequência que acontecem hoje. A criação de leis e regulamentos para a IA acaba sendo uma resposta imprescindível para essas ocasiões, visto o aumento do uso da ferramenta e as problemáticas já visíveis. 

A inclusão de uma equipe diversa é importante não só para o setor de tecnologia como para os demais. A ação é capaz de evitar situações semelhantes e garante que a empresa inclua outros rostos para além dos que geralmente são vistos. 

IA no jurídico

Cuidados a serem tomados

O objetivo da ferramenta é auxiliar e ajudar as pessoas, portanto, precisa ser inclusiva e seguir atuando conforme o papel. O principal cuidado a ser incluído é o processo de revisão, já que, depois de serem incluídas podem haver falhas ou resultados que levem a discriminação. 

Além disso, a Inteligência tem uma relação direta com dados pessoais, uma vez que, analisam uma grande quantidade de informações para chegar no resultado esperado. Todo o tratamento e análise dessas informações deve estar de acordo com o que pede a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados

Proteger e garantir a privacidade dos dados dos titulares é uma obrigatoriedade das empresas que implementam a ferramenta. A questão deve ser ampliada quando falamos em dados sensíveis.  

Contar com um time preparado e diverso, e uma inteligência de qualidade, é o relevante para evitar que os perigos e erros aconteçam. A IA Diana está em atividade no mercado auxiliando seus clientes com as soluções jurídicas que precisam para resolver os problemas. Conheça mais sobre os serviços oferecidos acessando o site

Importância da agenda ESG

A tríade ESG dialoga sobre as questões ambientais, sociais e de governança corporativa, e podem trazer diversos benefícios para as instituições que decidem implementar as práticas. Entre elas é válido citar: retorno positivo à população e meio ambiente, melhor reputação da marca, mais chances de investimentos, prolongamento da vida ativa da empresa, entre outros.

Assim como é necessário colocar em prática os princípios da agenda ESG e dos direitos humanos no momento de inclusão da IA, é válido ressaltar que a mesma ferramenta pode ser responsável por auxiliar as empresas a chegarem ao que desejam com a tríade.

Algumas das ações possíveis de serem realizadas são:

  • utilização de energia renovável;
  • ações para redução de carbono;
  • contratação justa;
  • garantia da proteção e privacidade dos dados de colaboradores.

Para incluir todas é recomendável contar com o apoio de um time qualificado. O Práticas ESG oferece consultorias personalizadas para auxiliar as empresas a incorporarem as ações na rotina. Entre em contato com a equipe para receber sua consultoria.

Agenda ESG
Entenda mais sobre as práticas ESG e como elas se relacionam com o mundo corporativo.