4 aplicações da Inteligência Artificial no setor jurídico

4 aplicações da Inteligência Artificial no setor jurídico

A inteligência artificial no setor jurídico abriu portas e abriu oportunidades para que a advocacia fosse vista como uma oportunidade de crescimento no setor tecnológico. É comum encontrar ainda a advogados que costumam ter certa rigidez quando ao assunto é a aplicabilidade de robôs, algoritmos e todas as ferramentas que uma inteligência artificial demanda dentro do setor jurídico.

Acompanhando as notícias no mundo jurídico, relacionadas à tecnologia e inteligência artificial, vemos o quão eficaz e presente ela tem se tornado a cada dia. Mas poderia um robô substituir um advogado? Ou até um estagiário jurídico, que está em fase de aprendizado acadêmico?

Diante desses pontos analisados, DIANA tech, uma inteligência artificial jurídica, traz 4 aplicações de IA no setor jurídico que podem auxiliar de maneira disruptiva a vida de profissionais jurídicos e respectivos clientes na análise de casos e busca por soluções assertivas. Confira.

Monitoramento de Civic Techs

As Civic Techs são conhecidas também como “Aplicativos Abutres”, instigando uma disputa entre consumidores e empresas com “sede” de fazer justiça engajando na judicialização diante de uma publicidade indevida, geolocalização não autorizada e promessa de ganho fácil.

Através da ferramenta tecnológica de Big Data, DIANA busca monitorar a atuação das Civic Techs, como angariar clientes, analisar remuneração e abordagem, identificar as Civic Techs que atuam de maneira regular e irregular. Essa possibilidade de monitoração elimina todas as possibilidades prejudiciais a uma empresa e ao consumidor, pois a intenção de muitas é apenas contabilizar uma quantidade alta de valores e aumentar os processos no Poder Judiciário.

Mapa de provas nos processos judiciais

Essa ferramenta, também utilizada pela DIANA, consegue rastrear através de algoritmos um número considerável de variáveis que conseguem formar um conjunto de processos da empresa a ser analisada e que tenha recebido alguma alegação. DIANA consegue rastrear como estão as improcedências, permitindo que um volume maior de condenações seja evitado. Essa ferramenta soluciona através da identificação dos resultados gerando uma política de acordos personalizada para cada cliente, além de uma economia estratégica e assertiva para a empresa. Cabe frisar que o tempo dedicado para mapear as provas é totalmente otimizado já que sua base é a inteligência artificial, auxílio tal que soluciona a todos os envolvidos, como os advogados, a empresa e o cliente.

Chatbot na resolução de conflitos

Essa ferramenta tem sido utilizada por diversas empresas que possuem uma demanda muita alta de reclamações, dúvidas e até mesmo a resolução de conflitos com perdas ou prejuízos em alguma mercadoria ou prestação de serviço. O chatbot da DIANA é uma ferramenta disruptiva e personalizada capaz de ser programada através de algoritmos baseados em inteligência artificial para a resolução de conflitos que uma empresa recebe. Nem sempre é possível responder de forma manual e com a ajuda de apenas um advogado consultor por receber uma demanda considerável de reclamações e processos judiciais. Dessa forma, DIANA atua através do chatbot com soluções para imprevistos e questões que uma inteligência artificial consegue responder e encaminhar para uma consultoria especializada todas as informações necessárias para que as melhores decisões sejam resolvidas. Isso torna o relacionamento com o cliente mais próximo, e, por incrível que pareça, mais humanizado, mesmo sabendo que há um robô por trás das respostas, mas um robô que irá encaminhar de maneira mais prática para um advogado especialista, como na equipe de DIANA, a resolução do conflito da melhor maneira possível.

Gestão de testemunhas com inteligência artificial

Gestão de testemunhas se baseia na análise de processos que estão ativos em determinada localização, com o mesmo objeto de contestação, com análises dos acordos formalizados por empresas concorrentes e parceiras. DIANA traz essa ferramenta para avaliar possíveis contradições através de uma consulta descomplicada, com a possibilidade de invalidar um testemunho que será prejudicial para a empresa. Isso só é possível pois DIANA soma tecnologia, inteligência artificial e volume massivo de informações facilitando a todos no processo. Temos a justiça e a tecnologia como aliadas tornando o processo mais assertivo, justo e com mitigação de erros.

Quer saber mais sobre DIANA? Solicite uma demonstração e veja o que DIANA pode fazer para sua empresa como solução disruptiva.