Frente Digital priorizará aprovação do Marco Legal de Inteligência Artificial no Senado

Frente Digital priorizará aprovação do Marco Legal de Inteligência Artificial no Senado

Em seu discurso de posse como presidente da Frente Parlamentar Mista da Economia e Cidadania Digital, a deputada Luísa Canziani (PTB-PR) disse que uma das agendas prioritárias do colegiado será a de garantir a aprovação do Marco Legal de Inteligência Artificial, aprovado na Câmara no final de setembro, no Senado.

“Na inovação, não podemos tirar os olhos do futuro. Vamos defender com unhas e dentes os novos modelos de negócios. Vamos lutar pela aprovação do Marco de IA no Senado. Vamos lutar por um governo digital. Por menos regras restritivas”, disse a parlamentar.

Outra prioridade destaca por Canziani no seu discurso de posse foi a luta pela ampliação da infraestrutura de conectividade e o acompanhamento da implementação da tecnologia 5G no país. “Sem 5G, não teremos IoT, cirurgia por telemedicina, não teremos educação conectada, não teremos indústrias automatizadas”, afirmou a deputada.

Além disso, a nova presidente da Frente Digital afirmou que é preciso garantir o máximo de liberdade de expressão, respeitando ao mesmo tempo o direito das redes sociais de definirem seus próprios modelos de negócio e a segurança do usuário. “Esse assunto é complexo e não vamos permitir que ele avance sem um trabalho a várias mãos e aprofundado”, afirmou.

O fomento e incentivo a startups também está na agenda da Frente. Segundo Canziani, é preciso garantir que plataformas disruptivas viabilizem serviços e preços mais acessíveis aos usuários e ao mesmo tempo garantam a inclusão dos profissionais de aplicativos na segurança social.

Confira a composição da mesa aqui